Banheira de hidromassagem ou SPA ficam amarelados com o tempo?
Difícil encontrar quem não sonhe em ter uma banheira de hidromassagem ou SPA em casa para aproveitar horas de relaxamento inigualáveis. No entanto, na hora da compra ainda é comum a dúvida se o produto branco ficará ou não amarelado com o tempo.
Na verdade, isso depende muito do material e da manutenção dada à banheira ou ao SPA. Afinal, seja qual for o tipo, a limpeza adequada é fundamental para a conservação das peças.
Veja o que fazer para evitar o amarelamento e manter sua banheira de hidromassagem ou SPA como novo pelo resto da vida!
Entenda mais sobre banheira de hidromassagem e SPA
Antes de mais nada é preciso entender a diferença entre banheira de hidromassagem e o SPA. A primeira é feita para um uso íntimo, de preferência colocada no banheiro ou em uma sala de banho. É feita para a pessoa ficar deitada e comporta no máximo um casal.
Já o SPA tem uso mais social e pode comportar dez pessoas ou mais. São ideais para áreas externas, como jardins, decks, varandas e áreas e lazer. Ficam perfeitos também ao lado de piscinas ou pergolados. São mais ostensivos e podem ter mais opcionais do que as banheiras de hidromassagem.
Ambos podem ser feitos de Gel Coat ou acrílico. O primeiro é como uma tinta bem grossa reforçada com fibra de vidro. O segundo é um plástico resistente moldado a vácuo reforçado com fibra de vidro.
Apesar de aparências bem parecidas, o Gel Coat permite reparos mais profundos, enquanto o acrílico permite apenas pequenas reformas, como a retirada de arranhões, por exemplo.
Ambos oferecem excelente qualidade ao produto em relação a alteração de cor, desde que utilizado aditivos anti-UV adequados e de boa qualidade. Porém tanto um quanto o outro podem amarelar caso não possuam os aditivos adequados ou de boa qualidade.
E também é possível que alguns produtos ou a falta de manutenção adequada acabe amarelando a banheira de hidromassagem ou o SPA.
O que pode deixar sua banheira de hidromassagem amarelada
Antes mesmo de começar a usar sua banheira de hidromassagem ou SPA, é muito importante ficar a par do que pode causar manchas no material.
Basicamente há dois pontos principais que podem causar manchas: alguns produtos e a falta de manutenção.
Produtos que você não deve usar
São vários os produtos que causam manchas e amarelamento. Apesar de populares, os óleos de banho, por exemplo, devem ser evitados.
Devido à sua composição, eles acabam deixando uma película opaca e pegajosa na superfície, além de resíduos no sistema de hidromassagem que podem prejudicar o funcionamento com o tempo.
O ideal é utilizar espumas não oleosas e sais de banho, sempre em pequenas quantidades.
Da mesma forma, protetores solares e cremes de um modo geral também costumam trazer ingredientes que com o tempo amarelam a superfície da banheira de hidromassagem ou SPA.
Alguns produtos de limpeza, como água sanitária, também podem causar uma reação química que mancha o produto. Já o cloro que é muito utilizado para tratamento da água deve ser evitado pois é uma das principais causas do amarelamento e desgastes dos componentes do produto.
Falta de manutenção adequada
A manutenção também é um quesito importante nesse ponto. Ela não só deve ser feita com os produtos certos, mas com a regularidade adequada.
Por isso, fique atento ao momento da limpeza, ela não deve ser feita com qualquer forma de abrasivos nem alvejantes, que também criam manchas e riscos na superfície.
Outro ponto importante é manter uma regularidade de manutenção, evitando que a sujeira e a oleosidade natural do corpo se acumule sobre a superfície, causando manchas.
Com esses cuidados você prolonga indefinidamente a vida útil da sua banheira de hidromassagem ou SPA, garantindo um excelente uso do seu investimento em qualidade de vida.
Venha conhecer os modelos da Artzzen e descubra aquele que será perfeito para valorizar sua casa e eliminar o estresse da sua vida!
Compartilhe